quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Você tem fome de quê?

Hj fui na terapia, e foi bem legal. Não vou lá por causa de TA, mas da depressão. Ajuda bastante. E no meio das conversas, a gente acabou tocando no assunto de vazio. Aí tive um insight, relacionando com a comida e as compulsões.

As pessoas tem vazios, e esses vazios são preenchidos de várias formas. Algumas preenchem com álcool, com sexo, com trabalho, ou comida (que é o meu caso). Ou com uma combinação de várias coisas. É uma forma de deixar a mente anestesiada, criando uma atmosfera etílica-bucólica, ou erótico-bucólica, ou workaholic-bucólica, ou alimentar-bucólica. É esse bucolismo, como num estado contemplativo externo, um devaneio, que é o problema. É um distanciamento do verdadeiro problema. Não há nada de mal buscar um alento eventual nessas coisas, mas essas ferramentas não podem ser um fim em si só. A comida, nesta ótica, é uma ferramenta para preencher um vazio maior.

Assim, o problema não é a comida, é o vazio. E estar ciente deste vazio é o primeiro passo para, no caso da comida, ter uma relação melhor com ela. Pessoas vazias de afeto, de realizações, de sonhos, de felicidade, que buscam compensar esse vazio com alguma coisa. Não posso ser fraca em deixar a comida, de um modo compulsivo, ser um fim em si só.

Então, o que te faz feliz, além de qqr coisa relacionada com comida (emagrecer, comer, etc...)? Resta alguma coisa? Caminhar, ler um livro, ouvir uma música, trabalhar, estudar, rir, artesanato, tocar um instrumento, fazer faxina, pescar, plantar temperinhos, escrever...? É isso que tem que preencher o vazio. Claro, a consciência do vazio é a percepção da própria infelicidade, mas também a possíbilidade de vislumbrá-la. Felicidade não é um estado eufórico, mas de satisfação consigo mesmo, algo plácido, harmonioso, caloroso, pacífico. Para ser feliz tem que querer ser feliz. Ela é algo que deve vir de dentro. (Particulamente, uma parte de mim acho que isso é auto-enganação, mas deixa quieto). E essa jornada é individual.

O que temos não é fome de comida, é fome de outra coisa. A gente não pode ser fraca em tentar encher essa nulidade com comida. Como sempre se diz: comer para viver, e não viver para comer.

Pra fechar essa parte eu deixo a letra da música do Titãs, que ilustra bem essa pergunta que fica. Você tem fome de quê?

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade...

(Comida, Titãs)

----------------------------------------------------

E depois d um post reflexivo, um post de NF, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Como sou contraditória, kkkkkkkkkkk" Eu me divirto comigo mesma.

Mas o NF tá indo bem. Passei nas Americanas e comprei 5 potinhos plásticos pequenininhos, de tampa rosa, com 200ml de capacidade, por 1,99. Bom pra colocar gelatina, pudim, dividir porções. Acho que vou seguir o conselho da Coca ♥ Zero. Realmente, NF não faz bem, tá todo mundo careca de saber, mas... se eu n fizer pelo menos um eu vou me sentir culpada pela jacada de ontem. De repente uma shake de gelatina amanhã, kkkkkkkkkk!

Adorei os comentários das meninas que visitaram aqui. Deram um apoio mto grande! Sejam sempre bem vindas!

Kkkkkkkkkkkkkkkk, não posso parar d rir d mim. Depois do post terapêutico eu falo sobre NF.... abaaaaaaaafa!!! Kkkkkkkkkkk!

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdadee!
Eu so comoooo quando estou anciosa,preocupada e ociosa.

Quando estou feliz...fico magra!!
Por isso sempre digo no meu blog...que tenho que achar o equilibrio!! É dificil!

Eu tb acho NF... uma furada! Mas as vezes entramos nessa furada. Mesmooo assim eu uso de vez enquanto. Mas nãOOOO é aqueeelleee NF.. com diz um amiga aki na blogosfera a Safi...é uma semi NF!!

É isso ai amiga!
Bola pra frenteee!!
Eu mudo de ideia em uma psicar de olhos! Não liga nãOO!

Beijocassssssssssssss!@